EnglishFrench GermanSpain Italian DutchRussianPortugueseJapanese KoreanArabicChinese Simplified

quinta-feira, 28 de abril de 2011

As 3 Ofertas de Acabe

 1 - Dê-me a tua vinha;
 2 - Vamos fazer uma troca
 3 - Vende-me...

O texto de 1 Reis 21:1-7, conta sobre um homem chamado Nabote, um rei chamado Acabe e de uma mulher chamada Jezabel, que participam de uma história em torno de uma vinha, que ficava no vale de Jezreel (foto). Acabe disse a Nabote: Dê-me a sua vinha. E continuou, em troca eu lhe darei uma vinha melhor ou, se preferir,eu lhe pagarei, seja qual for o preço.
Nabote respondeu: Não posso dar, nem trocar ou vender esta vinha, pois é herança de meus pais. Por isso, não há dinheiro que possa comprar esta vinha.

Não abra mão da herança
Texto: 1 Reis 21:1-7

1 Algum tempo depois houve um incidente envolvendo uma vinha que pertencia a Nabote, de Jezreel. A vinha ficava em Jezreel (Deus semeia), ao lado do palácio de Acabe, rei de Samaria.
2 Acabe tinha dito a Nabote: "Dê-me a sua vinha para eu usar como horta, já que fica ao lado do meu palácio. Em troca eu lhe darei uma vinha melhor ou, se preferir, eu lhe pagarei, seja qual for o seu valor".
3 Nabote, contudo, respondeu: "O SENHOR me livre de dar a ti a herança dos meus pais!" 

4 Então Acabe foi para casa aborrecido e indignado porque Nabote, de Jezreel, lhe dissera: "Não te darei a herança dos meus pais". Deitou-se na cama, virou o rosto para a parede e recusou-se a comer.
5 Sua mulher Jezabel entrou e lhe perguntou: "Por que você está tão aborrecido? Por que não come?"
6 Ele respondeu-lhe: "Porque eu disse a Nabote, de Jezreel: Venda-me a sua vinha; ou, se preferir, eu lhe darei outra vinha em lugar dessa. Mas ele disse: 'Não te darei minha vinha' ".
7 Disse-lhe Jezabel, sua mulher: "É assim que você age como rei de Israel? Levante-se e coma! Anime-se. Conseguirei para você a vinha de Nabote, de Jezreel".
Três ofertas feitas por Acabe para Nabote: 
1- Dê-me a tua vinha;
2- Vamos fazer uma troca;
3- Vende-me... 
Acabe já tinha vinha, mas queria a do Nabote. Nabote disse a Acabe: Não posso dar, trocar ou vender esta vinha, já que ela é herança de meus pais, portanto não há dinheiro que possa comprar esta vinha. Pela lei do Antigo Testamento, uma herança não podia ser permanentemente dada, perdida, roubada ou vendida. Ela precisava ser restaurada por um redentor ou retornar à posse do seu herdeiro por direito no ano do Jubileu.

Acabe ficou deprimido: não comeu e foi emburrado para a cama...Sua mulher Jezabel ficou indignada ao ver seu maridinho naquele estado. Daí, disse para seu marido: “Esta vinha será tua! Conseguirei para você. Eu vou te dar esta vinha”. Jezabel projetou um plano para matar Nabote e assim, dar a vinha a seu marido.

Existe uma luta travada pelas forças do mal que querem “roubar” nossa herança.

Quantos de nós queremos possuir o que não precisamos enquanto outros precisam daquilo que não possuem. Queremos ter o carro melhor, a cortina melhor, a TV mais moderna, o celular do momento, a roupa da moda, o tênis de marca, a fivela mais brilhosa, 40 pares de sapatos...
A cobiça nos leva a ter ciúmes de alguém que tem alguma coisa que nós também queremos ter, mas não temos. Faz comparações o tempo todo. Esse ciúme doentio magoa outras pessoas e nos faz invejosos.

Acabe, rei de Israel, tinha um palácio em Jezreel. Perto desse palácio havia uma plantação de uvas que era propriedade de Nabote. Que contrate: um palácio x uma vinha. Nabote não estava com inveja de Acabe. Sabia que tudo no mundo é passageiro: riquezas, propriedades, coisas...
Acabe tinha todo o luxo em sua residência fixa, seu palácio em Samaria, mas possuía também outro palácio em Jezreel e queria porque queria a vinha de Nabote para fazer dela uma horta. Essa vinha representa nossa herança.

Mas acima de qualquer coisa, podemos definir sua vinha como sendo o seu coração. Provérbios 4:23 diz, “Acima de tudo, guarde o seu coração (Pensamentos), pois dele depende toda a sua vida. Essa vinha é nosso ministério, nossa salvação, nossa comunhão com Jesus, nossa família, nossos valores espirituais.

Satanás está de olho em quem tem herança no Senhor. Quem tem vinha é invejado, é cobiçado. Cuidado, estão de olho na sua vinha.
O inimigo usa pessoas que estão perto de nós como seu mensageiro. Acabe pode ser visto como um mensageiro de Satanás.
Quem é o seu Acabe? Quem tem tentado obter sua vinha? Sua salvação? Sua família? Sua herança?

Como filhos de Deus, possuímos uma vinha, uma herança em Cristo, adquirida com Seu precioso Sangue. O inferno entrou em aliança para te destruir, enviando os Acabes da vida, e se não consegue com Acabe, mandará as Jezabeis ao teu encontro.
Nabote recusou 03 coisas: 
1- O prestígio
2- O crescimento
3- O dinheiro

1- PRESTÍGIO.
Quem estava negociando com Nabote não era qualquer pessoa, e sim o rei Acabe, o rei de Samaria e rei de Israel, uma pessoa importante, de grande prestígio. Dar a ele a vinha poderia lhe render grande prestígio, fama, favores.

2- CRESCIMENTO: Outro ponto que envolvia esta negociação foi à proposta do crescimento. Muitas pessoas estão abrindo mão da sua salvação por causa de um possível crescimento dado pelo homem. E crescimento dado pelo homem, amanhã certamente irá perecer. Quando Acabe diz "Olhe eu te dou por esta vinha uma melhor que esta". OLHA O CRESCIMENTO AÍ. Mentira! Se ele tinha uma melhor, porque iria querer esta?
Deus fará você crescer na medida certa, no momento certo. Se você não abrir mão do que Ele mesmo te deu. Se você se ocupar na vinha que Ele te deu. Deus é quem dá o crescimento. Nabote não se desfez da sua herança para conquistar algo que aparentemente era maior. Não aceite o alimento do seu EGO.
3- DINHEIRO: O homem quando trata de dinheiro esquece família, amigos, princípios, ministérios e até de Deus. Porque acha que os seus problemas serão resolvidos através do dinheiro. Acha que comprando, pagando, conquistando, vai estar resolvendo todos os seus problemas.

Seja sábio, como foi Nabote. Não abra mão da sua herança. Aquilo que Jesus conquistou na Cruz é direito seu. Não há nada que possa comprar. Não troque isso em nome de um suposto “conforto”. Isso depois vai terminar num vazio. E não há nada mais triste do que o vazio espiritual.
Nabote nos ensina a guardarmos aquilo que o Senhor nos deu como herança. Nabote não queria dinheiro e nem outra vinha. Seu coração estava naquilo que o Senhor havia confiado a ele, nada o separava da comunhão com Cristo, ele tinha um objetivo claro.
A resposta de Nabote deixou Acabe beiçudo... Acabe ficou aborrecido com a resposta de Nabote que até ignorou sua esposa, deitando-se e permanecendo virado para a parede. Acabe já tinha um objetivo predeterminado para vinha de Nabote: ele queria transformar a vinha em horta. Outro contrate: vinha x horta.
Não dá para ser as duas coisas ao mesmo tempo. Ou somos vinhas ou somos hortas. As hortas eram comuns no Egito e representam as pessoas que só tem aparência, com “raízes” rasas demais, sem profundidade. Não suportam dificuldades.
Somos vinhas? Ou somos hortas? O desejo de Satanás é que sejamos hortas para ele cultivar tudo aquilo que é contrario à vontade de Deus. Mas o desejo de Deus é que sejamos vinhas, que tem raízes profundas e cresce a vida inteira. Se você se sente amargo, infrutífero, sem sabor, se tem sido uma horta onde o diabo tem semeado “lixo” saiba que o Senhor tem poder, aliás, todo poder, para transformar você novamente em vinha, pois o Sangue de Jesus é que garante vitória. Jesus disse: Eu sou a videira, vocês os ramos....
A esposa de Acabe, Jezabel, identificando a causa da tristeza do marido garante que ele obterá aquela vinha. Por toda a Bíblia, o nome de Jezabel está associado à perseguição do povo de Deus, a idolatria e ao assassinato. Ainda hoje, seu espírito continua se levantando contra o ministério dos servos de Deus, tentando apagar a historia, questionando, querendo conduzir o povo de Deus ao “adultério espiritual”.
Jezabel questiona o rei, seu esposo: que tipo de rei é você que não pode ter uma simples vinha, se alegre, e levante-se eu te darei a vinha. Observe o que ela diz: Você é o rei, têm direitos.  Nada o detenha de obter o que deseja. Alegre-se, seja feliz, regozije-se. Você pode qualquer coisa...De Acabe deveria ter a determinação de que não tinha direito e então ter impedido a morte de Nabote. Mas, ele foi um fraco e foi fácil para Jezabel manipulá-lo.

A história de Nabote podia ter tido outro final se Acabe fosse um esposo que desse a “palavra final” no seu casamento. Mas para isso teria que ser alguém que se submetesse a Deus. Jezabel planejou matar Nabote, acusando-o com falsas testemunhas, “homens vadios/malignos” que ela subornou. Ela escreveu cartas em nome de Acabe e carimbou-as com o anel real e as mandou para as autoridades de Jezreel.
Uma vez que Nabote tinha determinado em seu coração não vender sua herança por nada, a serva do diabo, Jezabel, utilizou estratégias diabólicas para conseguir a vinha. Criou uma situação para que Nabote fosse apedrejado: a calúnia foi recebida como verdade. O inocente foi apedrejado até a morte. Sua herança, sua vinha, foi tomada e transformada em horta do rei.

Mas, nem a morte apagará a historia de quem serve ao Senhor. Não há vitoria sem luta, ressurreição sem morte. O inimigo sempre pensa que saiu vencedor, mas há o Deus dos Céus que transforma a maldição em benção, a horta em vinha. Nada passa esquecido aos olhos de Deus, ainda mais quando um servo dEle é injustiçado, Ele cuida dos Seus.
Deus enviou Elias e a profecia se cumpriu nas seguintes fases:

1. O sangue de Acabe foi derramado no mesmo lugar;
2. A casa de Acabe seria destruída;
3. Os cães comeram Jezabel;
É tempo de restituição: Deus dará tudo de volta. Mas você não pode negociar a herança que Ele te deu! Tudo o que te foi tirado, será devolvido. Deus mandou um redentor! A herança voltará para você! Não troque sua herança por prestígio, por um suposto crescimento ou por dinheiro. Não abra mão da herança que Cristo te deu! 
Que abençoe a todos!
Fonte: Ministério porta da fé

Um comentário:

  1. Louvado seja Deus por esta palavra de despertamento , muito cuidado olha ai Acabe com olho na vinha de Nabote e não deixa de ser assim nos dias atuas , infelizmente até mesmo dentro das congregações , por isso temos que andar com vigilância , mais louvado seja Deus pq ele é amor e justiça e cobra tudo em seu tempo determinado! Vou pregar em cima dessa mensagem , por favor me ajudem em oração . Ytanna Lima

    ResponderExcluir

Se alimentou? me faça feliz!
comente!

Me faça feliz, Comente!

Seguidores