EnglishFrench GermanSpain Italian DutchRussianPortugueseJapanese KoreanArabicChinese Simplified

sexta-feira, 4 de outubro de 2013

Marcas de um Avivamento


Textos: Hb 3:2 e Is 44:3

Introdução:
Este clamor do profeta Habacuque continua ecoando pelos séculos até os dias de hoje. De tempos em tempos, no decorrer da história da igreja, chegam tempos de mornidão e esfriamento espiritual quando o povo de Deus nem parece mais ser aquela “raça eleita, sacerdócio real, nação santa, povo de propriedade exclusiva de Deus a fim de proclamar as virtudes daquele que os tirou das trevas para sua maravilhosa luz” (1 Pe 2.9).

Deus nesta noite pergunta ao meu, ao teu e ao nosso coração: Você está satisfeito com o teu nível de intimidade com Deus ? Você está satisfeito com o teu comprometimento com o Reino de Deus? Está conformado com o seu nível de espiritualidade? Você nunca sonhou em ser mais usado pelo Espírito Santo?
Acredito que não, e o profeta Habacuque também não estava e, por isso, ele orou a Deus pedindo uma solução para esta crise – um grande avivamento. Mas, o que é avivamento? Quais são as suas marcas?

1 – O contexto da época de Habacuque:
Habacuque estava vivendo um período de grande crise militar em Judá (iminente invasão dos exército da Babilônia),e também de ordem social, econômica e religiosa. Ele está inconformado com a situação de Judá, bem como também com a aparente indiferença de Deus (1:2). Ele é o profeta dos “porquês” (1:3,13).
Habacuque aprendeu que Deus não estava apático às crises e que a solução para este triste quadro nacional, político, social, familiar e religioso era um grande avivamento (Hc. 3:2)

2 - DEFINIÇÃO DE AVIVAMENTO
Não é um programa agendado pela Igreja, é obra soberana e livre do Espírito Santo. Não é mudança doutrinária. Não é mudança litúrgica. Não é apenas explosão de dons espirituais e manifestação de sinais e prodígios. Não é modismo (as modas passam). Não é barulho. Não é espiritualidade isolada. Não é, simplesmente, uma campanha de evangelização. No dicionário Aurélio, avivamento é definido como o ato ou efeito de avivar – tornar mais vivo, mais nítido, cobrar ânimo, ficar intenso.
AVIVAR é dar vida a algo que já está morto ou está passando por um processo de mortificação; é ter Deus mais perto e estar mais perto de Deus (intimidade).

AVIVAMENTO é a intervenção da vida de Deus na história fúnebre do homem.
Nestes dias Deus quer avivar o teu coração, e a tua vida espiritual. Quantos não estão como terra seca, em um deserto espiritual, necessitando de um over de Deus para voltar a sonhar os sonhos de Deus.

3 - O AVIVAMENTO É MARCADO POR UMA VOLTA PROFUNDA E CONSISTENTE A DEUS
“Ouvi a tua palavra e temi...” (Hc 3:2)
Muitas pessoas foram batizadas com o Espírito Santo. Vieram dias maravilhosos, foram usadas por Deus, mas depois esfriaram-se na fé e se esqueceram da gloriosa experiência que tiveram. Mas, para conservar uma vida renovada, cheia da graça divina, é preciso: intimidade com a Palavra de Deus e a oração.
No avivamento, Deus cria no homem, desejo intenso por ouvir a Palavra e de temer ao Senhor.
Não é apenas ouvir, mas sim “dar ouvidos”, praticar a Palavra. Você quer uma avivamento em sua vida ? Volte-se para Deus nesta noite.

4 - O AVIVAMENTO É MARCADO PELA AÇÃO E INTERVENÇÃO DE DEUS NA HISTÓRIA
“Aviva, oh Senhor...” (Hc 3:2).
O avivamento é ação soberana de Deus, não é obra de homem.

Deus nesta noite quer intervir e mudar a tua história de vida.

5 - O AVIVAMENTO É MARCADO PELA RESPOSTA DE DEUS AO CORAÇÃO SEDENTO
“Aviva, oh Senhor, a tua obra...”(Hc. 3:2) – O avivamento de Deus é para a coroa da sua criação: o homem e a mulher feitos à sua imagem e semelhança.
O profeta estava clamando por avivamento com um coração sedento (Jer. 33:3 / II Cro 7:14). Deus prometeu dar o Espírito Santo àquele que clamasse (Lc 11:13). Quantos desejam dar uma resposta a Deus ? E dizer Senhor usa a minha vida.

6 - O AVIVAMENTO É MARCADO PELA MANIFESTAÇÃO INTENSA DA GRAÇA E DA PRESENÇA DE DEUS
“...na tua ira lembra-te da misericórdia. Deus veio de Tema...a sua glória cobriu os céus...”
No avivamento somos confrontados com a santidade de Deus e a nossa natureza pecaminosa. Neste momento, Deus manifesta sua infinita graça sobre nós. Deus se manifesta tão intensamente que somos revestidos de sua glória. Se você não está sentido a presença de Deus em tua vida algo deve estar errado com você.

CONCLUSÃO
A oração do profeta Habacuque é um clamor pelo avivamento. Quando olhamos o estado de vida da maioria das pessoas que nos cercam, percebemos o enorme vazio entre seu querer, seus sonhos e o modo real como vivem. O contraste é chocante, principalmente no campo espiritual e social. Em meio a um mundo tão avançado na tecnologia, está o homem tão abatido, tão arrasado, tão deprimido. Na Igreja, nós também nem sempre estamos satisfeitos. Há muitos com uma fé abatida, diminuta. Para outros a religião se tornou um costume, uma rotina. E a Igreja uma espécie de clube, aonde é bom ir. Mas, nosso projeto é maior. Queremos mais. Mais de Cristo, mais de seu amor. Em tempos assim é que precisamos de avivamento, para sermos mais dinâmicos na fé. Habacuque aprendeu que Deus não está inerte face às crises da vida. Deus está presente e quer intervir na nossa história, causando transformação em todas as áreas da nossa vida. O avivamento é nossa necessidade mais profunda e definitiva, como também é o desejo mais ardente do coração de Deus para os tempos atuais.
Nós oraremos por um grande avivamento e Deus nos responderá com uma manifestação gloriosa e poderosa da Sua presença, transformando nações, países, igrejas, famílias e a você mesmo.

Você deseja as marcas de uma avivamento em sua vida ?

Compartilhamento da edificação: O que esta ministração falou ao seu coração?

Que Deus te abençoe!!!


Ministro Carlos Carvalho


Fonte: http://www.sermao.com.br

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Se alimentou? me faça feliz!
comente!

Me faça feliz, Comente!

Seguidores