segunda-feira, 28 de maio de 2012

O Agir de Deus



(Salmo 12.5)


Por causa da opressão dos pobres e do gemido dos necessitados, eu me levantarei agora, diz o Senhor; e porei a salvo a quem por isso suspira.


(Nova Tradução Linguagem de Hoje) Agora eu vou agir porque os necessitados estão sendo oprimidos, e os perseguidos gemem de dor. Eu lhes darei a segurança que tanto esperam.


Preâmbulo: Este Levantar-se de Deus aqui é figurativo, não significa que Deus está sentado ou deitado descansando. Este levantar fala do seu Agir. Este texto é uma Promessa. Este texto nos revela que Deus sabe que nós suspiramos por algo. Deus pode por a salvo qualquer tipo de opressão: Religiosa, Financeira, Política. Deus sempre protegeu 4 tipos de classes sociais: pobres, viúvas, órfãos e estrangeiros.


I - AS PROTEÇÕES SOCIAIS DE DEUS
1. Êxodo 23.3 e 6 Não faça injustiça, nem mesmo para favorecer o pobre. (23.6) Quando um pobre comparecer ao tribunal, não cometa injustiça contra ele.


2. Deuteronômio 24.10-15 Se emprestares alguma coisa ao teu próximo, não entrarás em sua casa para lhe tirar o penhor. Ficarás do lado de fora, e o homem, a quem emprestaste aí te trará o penhor. Porém, se for homem pobre, não usarás de noite o seu penhor; em se pondo o sol, restituir-lhe-ás, sem falta, o penhor para que durma no seu manto e te abençoe; isto te será justiça diante do Senhor, teu Deus. Não oprimirás o jornaleiro pobre e necessitado, seja ele teu irmão ou estrangeiro que está na tua terra e na tua cidade. No seu dia, lhe darás o seu salário, antes do pôr-do-sol, porquanto é pobre, e disso depende a sua vida; para que não clame contra ti ao Senhor, e haja em ti pecado.


3. Isaías 10.1-2 Ai dos que decretam leis injustas, dos que escrevem leis de opressão, para negarem justiça aos pobres, para arrebatarem o direito aos aflitos do meu povo, a fim de despojarem as viúvas e roubarem os órfãos!


4. Jeremias 22.13-14 Ai daquele que edifica a sua casa com injustiça e os seus aposentos, sem direito! Que se vale do serviço do seu próximo, sem paga, e não lhe dá o salário; que diz: Edificarei para mim casa espaçosa e largos aposentos, e lhe abre janelas, e forra-a de cedros, e a pinta de vermelhão.


II - DEUS ABENÇOA QUEM RESPEITA AO NECESSITADO
5. Benção de Remuneração: (Pr 19.17) Quem se compadece do pobre ao Senhor empresta, e este lhe paga o seu benefício.


6. Benção de Permanecia: (Pr 29.14) O rei que julga os pobres com eqüidade firmará o seu trono para sempre.


7. Um pacote de sete bênçãos: (Sl 41.1-3) Bem- aventurado o que acode ao necessitado; (1) o Senhor o livra no dia do mal. (2) O Senhor o protege, (3) preserva-lhe a vida e o (4) faz feliz na terra; (5) não o entrega à discrição dos seus inimigos. O Senhor o (6) assiste no leito da enfermidade; na doença, tu lhe (7) afofas a cama.


8. Pecado de Sodoma foi na ajudar ao pobre: (Ex 16.49) Eis que esta foi a iniqüidade de Sodoma, tua irmã: soberba, fartura de pão e próspera tranqüilidade teve ela e suas filhas; mas nunca amparou o pobre e o necessitado


III – DAVI CONDENA CINCO MALDADES SOCIAIS
1. Falsidade: Neste Salmo 12 Davi disse que os homens falavam com falsidade uns para com os outros. Davi também menciona a falta de homens verdadeiros e honestos. Entre pessoas honestas, você pode falar qualquer tema e o tema morre ali mesmo. Mas entre pessoas falsas ela usa o tema contra você, na sua ausência. Se você é honesto, não precisa interpretar o que a pessoa fala, nem querer encontrar as entrelinhas, é só acreditar. Podes falar dos erros e das injustiças vistas nas igrejas, mas sem murmurar. 


2. Bajulação. Davi descrimina os lábios bajuladores e pede para Deus cortar os lábios bajuladores. (Sl 12.2,3). Elogios são bons e precisamos fazer. Bajular é elogiar visando às vantagens e recompensas. 


3. Hipocrisia. Davi condena também a hipocrisia, mencionando o coração fingido (v. 2). A Bíblia no original diz: com um coração e um coração, ou sejam dois corações contrários. Uma hora defende a pessoa outra hora esta em duvida. Uma hora coloca a mão no fogo, outra hora fica encima do muro. Uma hora é amizade verdadeira outra hora é amizade interesseira.


4. Soberba. Davi continua falando com Deus e agora menciona a Soberba, quando menciona a conversa deles: Esses ímpios diziam: Com a língua prevaleceremos, os lábios são nossos; quem é senhor sobre nós? (v. 3,4). Um exemplo de soberba é o do Faraó: (Ex 5.2) Quem é o Senhor para que lhe ouça eu a voz? Não conheço o Senhor... A soberba é um pecado do coração que se extravasa pela boca. A arrogância do homem será abatida, e a sua altivez será humilhada... (Is 2.17a)


5. Opressão. Davi ainda fala ainda da Opressão dos pobres, pessoas que não podem falar por si mesmos, pessoas que não tem como defenderem-se sozinhos. Os pobres estão clamando e gemendo ao Senhor (outros preferem roubar, agredir, enganar) para que sejam libertos. Deus mesmo toma nota desse estado de coisas injustas contra os que são oprimidos porque são pobres. 


IV - QUANDO DEUS SE LEVANTA
1. Deus se levantou nos dias de Moises: Ele Se levantou quando o povo de Israel estava sendo oprimido no Egito. 


2. Deus se levantou nos dias dos juízes: Ele Se levantou quando o Seu povo estava sendo oprimido na Palestina pelos cananeus e enviou a muitos juízes libertadores. 


3. Deus se levantou nos dias do Cativeiro: Ele Se levantou quando o Seu povo estava sendo oprimido pelos babilônios, e enviou a Ciro para libertá-los. 


4. Deus se levantará hoje em seu favor: Basta ele perceber que você esta gemendo pelas tuas necessidades. 


5. Os salmistas pediram 7 vezes para Deus levantar-se: (3.7) Levanta-te, Senhor! Salva-me, Deus meu, pois feres nos queixos a todos os meus inimigos e aos ímpios quebras os dentes. (7.6) Levanta-te, Senhor, na tua indignação, mostra a tua grandeza contra a fúria dos meus adversários e desperta-te em meu favor, segundo o juízo que designaste (9.19) Levanta-te, Senhor; não prevaleça o mortal. Sejam as nações julgadas na tua presença. (10.12) Levanta-te, Senhor! Ó Deus, ergue a mão! Não te esqueças dos pobres. (44.26) Levanta-te para socorrer-nos e resgata-nos por amor da tua benignidade. (82.10) Levanta-te, ó Deus, julga a terra, pois a ti compete a herança de todas as nações. (132.8) Levanta-te, Senhor, entra no lugar do teu repouso, tu e a arca de tua fortaleza.


Que Deusa abençoe a todos!




Ministro Carlos Carvalho

Autor: Pr. Teófilo Karkle

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Se alimentou? me faça feliz!
comente!

Me faça feliz, Comente!

Seguidores