EnglishFrench GermanSpain Italian DutchRussianPortugueseJapanese KoreanArabicChinese Simplified

terça-feira, 12 de março de 2013

Tudo o que é simples é sincero...

Tudo o que é simples me encanta! São nas coisas mais simples que aprendemos as mais belas lições de vida. Como diz Leonardo da Vinci: “Simplicidade é a sofisticação máxima.” Observe: o que nos faz sorrir, geralmente não são as coisas mais caras e mais extraordinárias da vida. Na maioria das vezes, o fator responsável por nosso sorriso são as pequenas coisas, são os pequenos gestos. Sorrimos com as simples formas em que alguém demonstra carinho e amor por nós.

Quando paramos para pensar quais são as coisas mais lindas da vida, descobrimos que não são as coisas mais caras e extraordinárias que conseguem arrancar de nós os mais sinceros sorrisos. O que geralmente torna a vida mais feliz é um simples abraço, uma surpresa (como uma pequena rosa ao fim do dia), uma demonstração de carinho, respeito, amizade, lealdade, admiração e amor. Ah…o SIMPLES é encantador: Com uma simples palavra podemos despertar bons sentimentos no coração de alguém que os melhores poetas em seus mais rebuscados textos não conseguiriam. Perdemos grandes oportunidades na vida de sermos felizes por deixarmos de lado a simplicidade. As coisas simples se manifestam também na forma de um elogio, um agradecimento.

 O SIMPLES, na verdade, é algo s.i.m.p.l.es e ao alcance de todos. Em contrapartida, observo como as pessoas estão carentes de COISAS SIMPLES: de atenção, um abraço, uma palavra de fé, um ombro amigo, um apoio. Às vezes, basta apenas uma ligação para tornarmos o dia de alguém mais feliz (já pensou nisso?) E nós, seguimos a vida, complicando aquilo que deveria ser tão simples! A falta da simplicidade complica a vida do homem, e nada pior do que tornar complicado aquilo que é tão simples. “As coisas se complicam à medida que se tem medo da simplicidade – porque essa simplicidade deseja o fato em si, a verdade.” (– Clarice Lispector.) Uma dica para a felicidade? Simplifique! Descomplique! A vida não é tão complicada quanto parece, nós é que costumamos colocar barreiras e carregar cargas pesadas e desnecessárias. Ontem, um amigo citou o versículo de Colossenses 3:22, e como eu já estava pensando em escrever este texto, achei oportuno citar: Esse versículo diz que temos que fazer tudo do melhor para um Deus que tem nos dado tudo, precisamos aprender a servir ao próximo, e servir da melhor forma para agradar a DEUS; servindo em simplicidade de coração e temendo a Deus. “Uma pessoa eficaz na vida deve ser uma pessoa descomplicada. Planejar com grandeza, mas planejar com simplicidade.”

 A simplicidade não deve ser apenas exterior. Como as vestes e aparência não medimos a simplicidade de ninguém, mas esta se encontra no interior. Nem sempre o que aparenta ser é o que está dentro do coração. Muitas vezes julgamos por arrogante alguém que observamos pela aparência (e vice versa), mas após alguns momentos de conversa com a pessoa, observamos que houve um engano, e a pessoa é muito simples e agradável. Quantas vezes temos colocados grandes expectativas em coisas humanamente muito valorizadas e no fim percebemos que tudo é vaidade, que é tudo futilidade, que as coisas mais lindas, como diz o Pequeno Príncipe, são invisíveis aos olhos. “O essencial é invisível aos olhos” (Pequeno Príncipe) A simplicidade é um presente de Deus para nós, é uma característica marcante na personalidade de Jesus que deveríamos exercer diariamente. “Duas coisas projetam o homem acima das coisas mundanas: a simplicidade e a pureza. A primeira busca Deus; a segunda O encontra e Nele se rejubila.” (Tomás de Kempis) Vemos a grande valorização do sucesso, da riqueza, da beleza, do corpo, roupas, marcas, casas, carros, bens materiais, mas o que tem gerado cada vez mais corações frustrados, decepcionados e vazios. (“De que vale ganhar o mundo inteiro, e perder a sua alma?”. Mateus 16:26) Ei, você já pensou que caxão no tem gaveta? Não há caminhão de mudança em enterro. Muitas vezes damos uma importância excessiva àquilo que não tem valor algum. Vivemos em um mundo onde o simples tem sido cada vez mais desvalorizado, a crescente busca pela realização pessoal e crescimento profissional nos faz, de forma sutil, deixar de lado as coisas mais importantes.

 Em decorrência disso, o mundo carece cada vez mais de atenção, carinho, abraço,amor, paciência, afeto… Pela humildade de Jesus Cristo, aprendemos a valorizar as pequenas coisas. Aprendemos a amar de forma simples, como Jesus amou: ele amou os desprezados, os maltrapilhos, os indignos, os rejeitados. Até mesmo nas igrejas, temos visto pessoas que não querem ser usadas nas coisas “simples e corriqueiras”, elas querem estar em um cargo que de destaque diante dos homens. Buscamos cada vez mais entretenimentos para atrair jovens para as igrejas, buscamos recursos extraordinários para deixar o culto mais atraente e menos cansativo. Queremos uma igreja lotada, animada, e aí? Perdemos a simplicidade até dentro das igrejas. Perdemos a simplicidade até dentro da Palavra de DEUS. Gente, a palavra de DEUS é simples… o EVANGELHO é simples, não precisamos complicar aquilo que JESUS descomplicou através de sua vida aqui na terra. (Precisamos resgatar valores, precisamos voltar ao Evangelho Puro e simples!) São nas coisas mais simples que podemos ver a obra de Deus em nós e Seu Poder sendo manifestado através de nós para abençoar vidas. (Isso me deixa encantada. Como Deus é lindo!). Esse é o ministério anônimo, invisível, no qual, não se recebe aplausos humanos e não se é foco de holofotes; porém, é um ministério que chega diretamente ao trono de Deus no qual ELE está sondando e contempla cada coração. Doutores da Alegria. Simplicidade que traz alegria e cura. (Me lembrei de duas pessoas queridas e deixo aqui minha admiração e homenagem: Tia Clara, e Laís Brito de Macéio, que tem se doado e sido instrumentos de DEUS ao próximo.) Perdemos a simplicidade quando supervalorizamos algo e deixamos os valores mais importantes de lado.

O simples da vida não está no TER, mas está em Ser, está na essência do ser humano. Não está no FAZER, mas na motivação do FAZER. SIMPLIFIQUE! Dedique-se em apreciar as coisas anônimas e a fazer a bondade de forma anônima (você não imagina o quanto isso é mais prazeroso). O que é simples é sempre mais prazeroso e mais belo! Despoje-se de toda vaidade, arrogância e orgulho…. seja simples como Jesus é simples! Dedique-se em apreciar as coisas naturais da criação de Deus. Aprecie as coisas simples da vida. Permita se alegrar e agregar valores aquilo que é simples. Ah, não vamos complicar o maravilhoso espetáculo que é VIVER com simplicidade. Um abraço, um beijo, um bilhete, um gesto, um sorriso,um amor verdadeiro, um sorvete, um cheiro, um café, um bombom, uma palavra doce, um momento de diversão. Compartilhe seus sonhos mais “bobos” com uma pessoa que você ama e que te faz bem. São as coisas simples que marcam a nossa história de vida, que criam laços sinceros de amizade. Isso é amor, o amor é lindo e simples. Isso é humanidade (ou, deveria ser)! Deus tem um cantinho especial separado para as pessoas que apreciam o simples. “Mateus 5:3 Bem-aventurados os humildes de espírito, porque deles é o reino dos céus.” A verdade é que no final das contas, perceberemos que para sermos felizes é preciso de muito pouco. Sabe o que mais gera tristeza no coração humano? A falta de contentamento. Se nós nos contentarmos com pouca coisa, nossa vida pode ser mais feliz. Ah… tudo o que é simples é sincero. E, como diz Clarissa Lispector: “O bonito me encanta. Mas o sincero, ah! Esse me fascina….”

Que Deus te abençoe!

Ministro Carlos Carvalho

Fonte: Estudos.gospelmais

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Se alimentou? me faça feliz!
comente!

Me faça feliz, Comente!

Seguidores